Team Foundation Server (TFS) – Visão Geral

Há algum tempo, os projetos eram desenvolvidos individualmente, porém, com o passar dos anos, surgiu à necessidade de compartilhar o código fonte entre pessoas que programavam a mesma aplicação, pois, mais pessoas passaram a fazer parte dos mesmos projetos.

Devido à necessidade citada acima, surgiram soluções de controle de código, tais como SVN, CVS, Visual Source Safe, dentre outras. Então foi criado o Team Foundation Server (TFS), que é um produto da Microsoft onde oferece controle de código, coleta de dados, relatórios e acompanhamento de projetos, sendo destinado para projetos de desenvolvimento de software colaborativo.

O TFS é totalmente baseado em WebServices, portanto, este permite que, pessoas de qualquer lugar trabalhem no mesmo projeto ao mesmo tempo.

Na versão 2010, a Microsoft lançou novos recursos que atendam também os desenvolvedores autônomos e pequenas empresas. Recursos que permitem o TFS ser instalado em sistemas operacionais como Windows Vista e Windows 7, sem a necessidade de ter um Windows Server instalado na máquina de desenvolvimento.

Portanto, utilizando o Team Foundation Server, gera-se mais agilidade e confiabilidade ao desenvolver um software e permite que a aplicação seja desenvolvida por uma equipe, estando essa, em qualquer lugar do mundo.

Leave a Reply